Ensaio de Família

Memorial Ucraniano - Parque Tingui - Curitiba, Paraná

Ensaio de Família - Isabele, Thiago, Miguel e Maitê

Ano Novo, Cidade Nova, Vida Nova ... não, não acho que o ano só começa depois do carnaval e também não estou ficando maluco ... como assim Ano Novo em pleno março então???  Calma, vou explicar....


Em janeiro de 2019 resolvemos nos mudar do Rio de Janeiro para Curitiba logo na primeira quinzena do mês. Por isso o mês de janeiro foi todo ocupado com a organização da mudança e da casa nova, que se estendeu até por fevereiro. O planejamento foi começar a fotografar na nova cidade somente em fevereiro ou março. 


E assim que aconteceu, fevereiro fotografei alguns eventos infantis de carnaval e em março fiz o meu primeiro ensaio fotográfico de família em Curitiba. Entendeu agora o por que do comecinho do texto ? 


A primeira família que fotografei por aqui foi a Família Bizetto, da Isabele, o Thiago, o Miguel e a Maitê e foi nesse dia que comecei a conhecer os lindos Parques da cidade. A Isabele sugeriu fazermos as fotos no Memorial Ucraniano, que fica no Parque Tingui e o lugar é incrível! Tem a réplica de uma antiga capela que existia na cidade de Mallet, aqui no Paraná mesmo.


Além disso, tem uma enorme área verde que as crianças podem brincar e correr ... bem, foi exatamente isso que o Miguel queria fazer... correr!  E brincou de pega-pega com a Isabele naquele gramadão e nem parecia ter ficado cansado. 


Mas pensa que ficou só na brincadeira de correr ? Que nada ... ele estava doido para me mostrar como ele sabia andar no skate novo dele, e não é que ele já sabia mesmo! ? Essas crianças de hoje estão cada vez mais espertas, atendendo as coisas mas rápido e desenvolvendo novas habilidades muito mais fácil que na nossa época.


Enquanto isso a Maitê que ainda é bebezinha estava nas brincadeiras mais calmas (ainda 🤫 ). Brincando com as folhinhas no chão e com o cavalinho de pau do Miguel que ela adorou. 


Decidimos dar uma pausa na bagunça e fazer umas fotos mais posadas, aquelas para colocar no porta retratos na estante da sala ... aquelas que as vovós adoram...  mas não tem jeito, começo fazendo as fotos posadas, mas logo vou para as fotos espontâneas e naturais que eu adoro. E sabe qual o melhor jeito de conseguir essas fotos espontâneas ? Provocando as reações. Fazendo brincadeiras entre as crianças e os pais e deixando eles se divertirem, como se não estivessem em uma sessão de fotos ou um ensaio fotográfico, simplesmente em um passeio pelo Parque com direito a brincadeiras e muita  diversão.


Tá, mas adivinha o que o Miguel queria fazer depois de tanto tempo com brincadeiras mais calminhas ???


Sim correr! Brincou delega pega de novo com a mamãe e depois de  esconde esconde entre as árvores com a família toda tentado encontrei-lo... até subiu na árvore para se esconder (com a ajuda do papai, claro!) ahahahha


Encerramos o ensaio com mais algumas fotos calmas, mas espontâneas e com muita bagunça, claro!!!


Foi uma manhã bem divertida e agradável tanto para as crianças, quanto para os pais e claro para mim também...  O que mais gosto nos ensaios de família é me divertir com a criançada e colocar os pais para brincarem juntos, muitas vezes esse momentos não acontecem com frequência no dia a dia das famílias e eles acabam descobrindo o quanto é gostoso essa bagunça de vez em quando...