17/04/2019 às 19:44 Dicas

Porque Você Precisa de Fotos da Sua Família

6542
5min de leitura

Você já parou para pensar na importância da fotografia na história do mundo? 

E na importância da sua história e da sua família? 

Nossa história não seria a mesma sem as nossas fotografias, claro que é muito legal sentar e relembrar com irmãos e amigos momentos inesquecíveis e marcantes, ouvir nossos pais contando acontecimentos da juventude deles, contarmos histórias da nossa infância aos nossos filhos. Mas pense só como tudo muda quando junto a essas histórias podemos ilustra-las com fotografias. 

Essa é a a minha famíliaFoto: Doce Deleite Fotografia

Fotos Posadas Tem Sua Importância.

Embora muitas pessoas não curtam as fotos posadas elas são de extrema importância. É aquele registro “oficial” da família, aquela que a vovó mais gosta e quer colocar no porta retratos na estante da sala 😁 … Mas ela pode ser usada de forma criativa para mostrar as mudanças de cada fase da família. Imagina fazer uma foto assim todos os anos? Dessa forma é possível destacar como cada membro da família mudou suas características físicas com o passar do tempo, principalmente as crianças. Além de mostrar cada novo integrante da família também. 

Não é Só Foto Posada! 

Mas nem só de foto posada e formal que é feito um ensaio de família, pelo contrário. O mais legal desse tipo de ensaio é a bagunça e as brincadeiras. Costumo dizer as famílias que não faremos um ensaio fotográfico e sim que eles irão passar um dia agradável, de brincadeiras entre eles, como em um dia comum e a única diferença é que em quanto isso eu estarei ali junto deles para registrar tudo.

A interação que acontece no dia a dia entre os pais e a criança vai mudando a cada fase e isso acaba sendo esquecido. As brincadeiras, as reações, as descobertas, tudo isso muda com o tempo e as fotografias ajudam as famílias relembrarem esses momentos. 

Para Quem São Essas Fotografias ?

Já se perguntou sobre isso? Para quem são as fotografias que tiramos dos nossos filhos? Será que elas são mesmo para a gente? 

Digo aos pais que eles quem me contratam, mas os meus clientes são as crianças. As fotos são para os filhos. Quando estão maiores as crianças não conseguem se lembrar de momentos da sua primeira infância e as fotografias tem extrema importância para ajuda-las a ter essas recordações. Eu mesmo quando vejo minhas fotos me recordo de como era o meu quarto, dos brinquedos que eu gostava de levar para o banho, de detalhes da minha festa de 3 anos, de passeios e viagens que fiz com a minha mãe e muitos outros detalhes que seriam impossíveis eu lembrar sem essas fotos. 

Concorda comigo agora que as fotos são para nossos filhos? 

O Valor das Fotografias.

Nunca se tirou tanta fotografia como nos dias de hoje. Todo mundo tem uma câmera no bolso, pronta para tirar foto de qualquer assunto a qualquer momento, mas será que não estamos pecando pelo excesso ? Acredito que a fotografia está se tornando algo banal, estamos esquecendo o verdadeiro valor das fotografias. 

Pela facilidade, temos milhares de fotos dos filhos, das viagens, dos passeios, das comemorações. Mas o que fazemos com essas fotos? Ficam lá no celular pra sempre? 

Estamos esquecendo do significado que essas fotos terão no futuro para nossas crianças. É a história delas que está ficando esquecida em um celular que perdemos, um HD que queima, uma nuvem que ninguém saberá a senha. Ao mesmo tempo que nos preocupamos em tirar foto de tudo, somos relapsos com o que fazemos com elas depois. Estamos esquecendo o real valor dessas fotos.

A quantidade de famílias que se preocupam com esses registros e revelam suas fotos tem aumentado e ao mesmo tempo, a quantidade que procuram um fotógrafo para um registro profissional não para de crescer também. Acredito que depois da popularização e do fácil acesso a fotografia digital, estamos começando a amadurecer e entender que não adianta só termos fotos do e no celular, é importante o olhar e a técnica de um fotógrafo profissional e fotografia física em nossas mãos. Seja em fotos reveladas ou em álbuns fotográficos.

Estímulo a Confiança da Criança 

Segundo a psicoterapeuta Stephanie Martson, autora do Livro A Magia do Incentivo, decorar o quarto da criança com retratos dela em alguma atividade ou brincadeira e com a família ajuda no desenvolvimento da confiança da criança, pois ela entende que faz parte de uma família e reforça a ligação dela com parentes que não estão presentes no seu dia a dia, como tios, avós e até mesmo irmãos que não moram na mesma casa. 

Isso mostra o quanto é importante as fotos de família e como podemos ajudar as crianças com uma “simples fotografia” no porta retratos.

A Decoração Mais Bonita da sua Casa é a Sua Família.

O que tem de mais bonito na sua casa do que a sua família? Por que você precisa comprar quadros de paisagens, monumentos famosos ou figuras abstratas quando pode decorar sua casa com o que você tem de mais importante? A sua família! 

Nada mais bonito que um quadro na sala com seus filhos se divertindo, um porta retratos na estante com toda a família junta ou um coleção de quadrinhos no quarto do bebê recém nascido com os detalhes do rostinho, das mãozinhas, do pészinhos … 

Com as fotos feitas por um profissional sua casa ficará ainda mais bonita! 

Como Eu Faço Com as Minhas Fotos.

Aqui, a casa do ferreiro não tem espeto de pau não! Faço tudo isso que eu falei aí em cima. 

Tenho fotos por toda casa, e olha que me mudei a pouco tempo e nem conseguimos fazer tudo do jeito que queremos. 

Minhas fotos desde quando nasci até minha adolescência estão em uma caixa linda que pedi para a Mi, da Chloèfazer para mim. Vejam que lindo

As fotos das viagens desde quando namorava ainda com a minha esposa estão em álbuns e fotolivros.

As fotos da Amanda a maioria estão reveladas, parte com ela e a mãe dela e outras comigo em álbuns. Ainda tem algumas para revelar 😏

As fotos do Cauã desde a gestação (2015) até o fim de 2017 estão em fotolivros ou reveladas. As do ano passado atrasei a organização por causa da mudança em janeiro, mas já estou finalizando. 

Dou muito valor e sei a importância dessas memórias para mim, para os meus filhos e principalmente, para as gerações que virão pela frente. 

Vamos fazer um Ensaio da Sua Família ? 

Me mande uma mensagem para agendar seu ensaio e comenta que leu esse artigo que te dou um quadro com uma foto da nossa sessão! 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book de família book de família Curitiba ensaio de família ensaio de família Curitiba ensaio infantil ensaio infantil Curitiba fotografia de família fotografia de família Curitiba fotógrafo de Curitiba fotógrafo de família de Curitiba melhor fotógrafo de família de Curitiba

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp