09/09/2021 às 15:56 Dicas Aniversário Infantil

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

7824
8min de leitura

Esse é um assunto polêmico. Ouço muitas pessoas darem opiniões contra fazer a festa de 1 ano para os bebês, mas também tem muita gente que acredita ser muito importante festejar esse primeiro ano. Eu me encaixo nesse último grupo, dos a favor da festa. E assim eu fiz com minha filha e com meu filho. Não importa se a festa será íntima, só para familiares ou uma festa com seus melhores amigos e pessoas queridas. O que importa é comemorar esse momento! 

Você sabe a origem e o significado da palavra aniversário? Ela vem do latim e significa “aquilo que volta todos os anos”. Anniversarius vem de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos. 

E quais são os principais argumentos das pessoas que são contrárias a realização da festa de 1 ano? 

- Ele não vai aproveitar nada!

- Depois não vai lembrar de nada mesmo.

- Vai dar festa para os outros.

- É dinheiro jogado fora!

- Viajar é melhor, meu filho vai aproveitar mais.

- Comemore quando a criança puder aproveitar.

Entender não é concordar e nesse caso, até acho os argumentos válidos, mas não concordo e vou explicar porque.

A festa de um ano do Cauã foi maravilhosa, optamos por fazê-la na Quintal Festas, que é voltada para crianças de até 3 anos e ele aproveitou muito, se acabou de brincar e nem sentiu sono no decorrer da festa! Já fotografei diversos bebês também aproveitaram a festa, mas claro que existem casos em que o bebê fica cansado e acaba dando um cochilo suficiente para recuperar as energias e voltarem a brincar. Mas tem uma maneira de evitar que isso aconteça. 

Realmente, as crianças não vão se lembrar, mas se você teve festa de um ano como você se lembra dela? Acredito que você deva ter diversas fotos que seus pais lhe mostraram desse dia

Uma festa é feita para compartilhar a alegria com pessoas importantes e queridas, sendo assim, a festa não é só para você ou seu filho e sim para todas as pessoas foram importante para vocêsnesses primeiros 365 dias da sua vida e compartilhar essa alegria não é dinheiro jogado fora! A não ser que seja uma festa desproporcional a sua realidade financeira e gere dívidas para a família. 

Viajar é melhor para quem? Será que seu filho vai se lembrar da viagem também? 

E para finalizar, a melhor forma do seu filho aproveitar a festa de um ano dele é você se divertindo com ele durante a festa. 

Comentei sobre isso nesse outro texto aqui mesmo no meu blog em que dou dicas de como aproveitar a festa de 1 ano do seu filho.

Segundo a Drª Flavia Strauch, psicologa da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, em uma matéria para a revista e site Crescer, "Comemorar a transição de um ano para o outro, contribui positivamente para o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança. Porém ela não possui o tempo cronológico claro até os cinco anos”.

Vou citar dois motivos que considero serem dos mais importantes para que você faça a festa.

A Comemoração Não é Só do Bebê

Sim não é só o bebê que está comemorando 1 ano de vida, vocês como pais também estão tendo essa comemoração. Com certeza foi um ano atípico na vida de vocês e isso merece sim ser comemorado!

União da Família e dos Amigos

Essa é uma daquelas datas em que a família consegue se reunir e a oportunidade de alguns familiares mais distantes conhecerem o bebê.

É importante você levar em consideração alguns detalhes para a realização: 

Que Tipo de Festa Fazer?

Comece por aqui. Pense se você deseja uma festa intimista, só com familiares ou uma festa com amigos mais próximos da família? Na sua casa, em buffet ou no salão do prédio? Essas são escolhas que vão impactar diretamente no seu planejamento.

Quando Começar a Organizar?

Quanto antes, melhor, mas cada coisa tem seu tempo. 

Para não correr risco da data que você quer não estar mais disponível, procure o buffet com cerca de 6 meses de antecedência. Normalmente permitem o pagamento parcelado até alguns dias antes da festa. 

É importante você fazer uma lista com todos os detalhes e as ideias que tem para a festa para não se perder e ir riscando tudo que vai sendo resolvido.

Convidados

Monte a sua lista de convidados de acordo com a sua escolha do estilo de festa.Faça uma lista para não esquecer de ninguém. Depois da lista pronta, organize-a por grau de importância: Familiares e amigos mais próximos, as pessoas que foram importantes para vocês não só no primeiro ano do seu bebê, mas também aquelas que estiveram ao seu lado e ajudaram no período da gravidez. Elas merecem ser lembradas nessa comemoração. Só não precisa extrapolar o orçamento por causa disso.

Onde Fazer

Essa escolha vai depender no tipo de festa que você escolheu. Uma festa mais intimista, somente com os familiares mais próximos, é bem provável que você prefira fazê-la em casa, caso opte por uma festa com mais pessoas da família e alguns amigos o salão de festa do seu prédio é perfeito para isso. Mas se a sua opção foi por uma festa maior e com mais convidados, sem dúvida a melhor escolha é realiza-la em um Buffet. 

O Que Levar em Consideração

=> Festa em casa

Vantagens:


- Vocês já estão no local onde será a festa e isso facilita a logística. Tanto na preparação da festa quanto para a família se arrumar. - O bebê já está acostumado com o ambiente, sendo assim, não irá estranha-lo.- A quantidade limitada de convidados na festa acaba se tornando uma grande reunião de família e todos ficam mais próximos e confraternizam juntos desse momento. - Caso o bebê sinta sono no decorrer da festa, o quarto fica logo ali ao lado.- No final da festa tudo relacionado ao bebê é mais fácil, pois já estão em casa.

Desvantagens:


- A limitação do número de convidados é um caso a ser pensado, pois é importante que tenha o mínimo de conforto para atender a todos da melhor forma possível.- O espaço para lazer das crianças é reduzido e isso pode deixar o bebê irritado.- Como a festa é na sua casa, toda a arrumação antes e depois da festa fica por sua conta e isso acaba sendo cansativo.

=> Festa em Buffet

Vantagens:


- O número de convidados é consideravelmente maior e minimiza o desconforto de ter que deixar de convidar pessoas importantes para a vocês para essa comemoração.- O trabalho é zero! É como se vocês fossem convidados da festa e todo trabalho fica por conta do Buffet.- Os Buffet normalmente possuem um espaço reservado para as necessidades dos bebês. - Existem atividades e brincadeiras para as crianças se distraírem e divertirem. - E quando a festa acabar, vocês vão para casa descansar e não precisa se preocupar em organizar mais nada.

Desvantagens:


- Claro que a quantidade de convidados irá influenciar no orçamento.- Existe um horário para a festa acabar.- Por ser um espaço maior, perde-se um pouco a sensação de proximidade entre os convidados.

O Horário

Os bebês possuem uma rotina e normalmente sentem sono no mesmo horário, planeje o início da festa para depois do horário que seu bebê costuma acordar. Assim, enquanto ele está dormindo a família consegue se arrumar com calma e ele estará descansado quando chegar na festa e.

O Tema da Festa

Na festa de um ano o tema é uma questão meio complexa, normalmente os pais levam em consideração 3 maneiras para escolher o tema: 

Gosto pessoal dos pais - Algo que os pais gostam, tipo um filme ou um personagem

Temas Tradicionais - Os temas já conhecidos como Mickey, Circo, Fazendinha … 

Temas Abstratos - Pipa, animais, cores …

Uma sugestão que tenho a dar é escolher o tema sobre algum brinquedo que seu filho goste ou alguma característica do próprio bebê … O Cauã nasceu em novembro, na época ainda morávamos no Rio de Janeiro e como era o início do verão já estava muito calor por lá. Os primeiros meses dele foram no ar condicionado e a cada vez que o tirávamos do fresquinho do ar ele ficava irritado, mesmo depois do verão passar. Tornou-se uma característica marcante dele, bem como adorar ficar abraçadinho com a gente e na hora de escolhemos o tema da festa de 1 ano dele não podia ser outro se não o Olaf … o Boneco de Neve que adora abraços quentinhos! 

Pense em alguma característica marcante do seu bebê e aproveite a sua imaginação! 

Como entreter os pequeninos?

Uma maneira de entreter os pequeninos e que serve para festas em buffet ou feitas em casa é contratar animadores. Existem diversas opções com atividades pensadas exclusivamente nos bebês, como contação de histórias, músicas lúdicas e brincadeiras que estimulam a parte motora. 

Comes e Bebes

Petiscos saudáveis feitos com frutas, sanduíche natural, pão de queijo, bolinhos caseiros e biscoitinhos orgânicos sempre fazem sucesso com os bebês e para beber, sucos de frutas naturais, água de côco e água fresquinha são importantes. 

As Lembrancinhas 

Pense em algo útil para os bebês ou que tenha algum significado. Por aqui demos de lembrança um peso de porta em forma de boneco de neve e um travesseirinho com o tema da festa. Super útil para os amiguinhos e o Cauã usa até hoje na cadeirinha do carro. Só não vale dar aquelas caixinhas cheias de doces … deixa isso para os adultos. 

Os Registros

Lá no comecinho desse texto comentei sobre a maneira de como nos lembramos da nossa festa de 1 ano. Por meio das fotos podemos saber como foi, quem estava presente e tudo que aconteceu. Costumo dizer que essas fotos documentam a história da sua família e constroem a herança afetiva que você deixará para o seu filho. Elas são tão importantes quanto tudo o que você leu até aqui nesse ebook. Sem querer puxar sardinha, na verdade considero que são as mais importantes. Por mais que vocês tenham feito uma festa linda e incrível, depois que ela acaba o que fica são as lembranças, as emoções e as memórias vividas nesse dia e elas vão diminuindo e sendo substituídas por outras com o passar do tempo. A melhor maneira de mante-las presente para sempre e, principalmente, poder proporcionar ao seu filho a oportunidade de viver aquele momento quando for maior é com as fotografias! Não importa que sejam feitas pelos convidados com seus celulares ou por um fotógrafo profissional, elas são o que ficam depois que a festa acaba. 

Claro que contratando um fotógrafo você terá a oportunidade de ter fotos lindas e com ótima qualidade. Por isso, lembre-se de incluir o a contratação do fotógrafo no orçamento e se possível opte por contrata-lo logo após escolher a data e , se for o caso, fechar com o buffet. Assim, além de minimizar a possibilidade de não ter a data disponível, você ainda terá grande parte do orçamento da festa disponível para contratar o profissional com o trabalho que mais lhe agrada e não correr o risco de ficar sem os melhores registros desse dia especial. 

Ainda não escolheu o fotógrafo para a festa do seu filho? 

Aqui tem dicas que vão te ajudar

O Que Realmente Interessa

Não importa se vocês estão fazendo uma festa grande ou uma festa menor e mais íntima, em um Buffet, um salão de festas ou em casa mesmo, o que você deve levar em consideração é curtir, aproveitar e viver esse momento! Ele é único, especial e mágico! Tente não se abalar com os possíveis imprevistos, reações e comportamento do bebê, é tudo novo e diferente para ele e não sabemos como serão suas reações. Aproveite para brincar com seu filho e confraternizar com seus familiares e convidados. 

Lembre-se que essa festa também e de vocês, pai e mãe do bebê. 

Aproveitem!


09 Set 2021

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dicas festa infantil

Quem viu também curtiu

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

17 de Abr de 2019

Porque Você Precisa de Fotos da Sua Família

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp