24/08/2018 às 17:52 Dicas

Como escolher o Fotógrafo para o seu Ensaio de Gestante?

893
5min de leitura

A gravidez é o momento mais importante na história de uma família, é agora que casal vai entender o verdadeiro sentido dessa palavra, pois deixarão de ser somente um casal e começarão a própria família. E quando já a família já tem filho, esse momento deixa de ser tão importante quanto a primeira vez?  Claro que não!  Cada gravidez é única … digo isso com toda a propriedade de um  pai de uma menina de 14 anos e um menino de quase 3 anos … tá bom, sei que para o pai é totalmente diferente, mas não deixa em nada a desejar. 

As famílias tem entendido essa importância e cada vez mais podemos ver ensaios feitos com fotógrafos profissionais. Veja nas timelines das suas redes sociais a quantidade de amigos postando fotos desses ensaios. 

Por isso resolvi fazer um artigo citando pontos importantes para ajudar as futuras mamães  na escolha do fotógrafo para seus ensaio de gestante.

Comece a procurar cedo

Quanto mais cedo começar a procurar, melhor… assim você pode conhecer vários estilos. Lembre-se sobre a agenda do fotógrafo e a sua também e além disso, em caso de ensaios externos a condição do tempo pode obrigar o adiamento do ensaio e se você deixou para fazer no finalzinho da gravidez pode correr o risco de perder o ensaio por isso. 

Como fazer a pesquisa

Pesquise vários estilos de ensaios até achar um que agrade mais você, assim fica mais fácil de procurar opções. Quanto mais você se identificar com o estilo do fotógrafo, maiores são as chances de ter um ensaio perfeito para você.  Pense também no que você espera do ensaio e as fotos que gostaria de ter. Também é legal pensar no seu orçamento, sabemos que é um período de muitos gastos, mas não se esqueça que é um momento único e não deixe que o preço seja o fator determinante na sua escolha. Preocupe-se com o VALOR que o fotógrafo agrega ao seu trabalho.

Busque referências e indicações

Pesquise com suas amigas que já fizeram esse tipo de ensaio, peça indicações e pesquise as referências. O mais importante é que pense em um profissional que seja especializado em fotografia de gestantes. Isso não significa que um profissional que atue em outra área não possa fazer um bom ensaio de gestante, mas o especialista conhece melhor os detalhes para esse tipo de ensaio. A experiência proporciona um resultado diferenciado e também possibilita uma experiência mais agradável para a gestante, pois o profissional conhece as limitações e dificuldade dela.

Pense a longo prazo

Procure ver se o fotógrafo que você escolheu também atende as suas demandas futuras. Veja se ele faz ensaio de recém nascido (estilo lifestyle ou tradicional), acompanhamento do primeiro aninho do bebê, festinha de aniversário, ensaio de família … É muito melhor contratar um profissional que você já conhece e tem afinidade. Até porque você já sabe que vai receber um trabalho lindo! 

Crie uma lista de pré escolhidos

Depois que tiver pesquisado, pedido referências e indicações, analisado os portfólios, faça uma lista com os que mais lhe agradaram. Sente com seu marido e mostre a ele, sei que a maioria dos futuros papais não curtem muito os ensaios, mas será que também não falta aquele empurrãozinho? Mostre a ele que ele também é importante nesse ensaio, faça ele participar da escolha do fotógrafo. Isso vai mudar na hora do ensaio pois ele se sentirá mais integrado a situação e com a sensação de que ele também escolheu aquele fotógrafo e o ensaio será mais divertido para todos.

Faça uma lista de perguntas e entre em contato com cada um deles  

Depois dessa lista de finalistas com os fotógrafos que você mais se identificou, entre em contato com eles. Marque um café, um papo via skype ou se preferir, mande uma mensagem por WhatsApp ou email. Faça todas as perguntas que puder, tire todas as suas dúvidas sobre o ensaio, sobre os pacotes, o que será entregue, condição de pagamento, prazos, álbum  … enfim, pegue todas as informações que faltam para você decidir quem será contratado.

Aproveitando esse tópico, escrevi um artigo com 10 SUPER DICAS PARA O SEU ENSAIO DE GESTANTE.

Sintonia entre clientes e fotógrafo

É sempre bom conhecer pessoalmente o seu fotógrafo antes do ensaio, mesmo que seja um ano rápido, assim vocês podem conversar e ter uma sintonia melhor já e certamente na hora do ensaio será bem mais tranquilo por já se conhecerem, fica mais fácil criar uma afinidade, diminuir a timidez na hora das fotos (sim , diminuir… pq ela nunca acaba!! )  e conseguir um resultado incrível. 

Compare VALOR , não preço

Fotografia é uma arte e no mundo das artes a questão de preço é bem subjetiva. Como citei lá em cima, não se prenda a preços, sei que é um fator importante, mas se atente ao valor do profissional. Veja o quanto ele se preocupa em se atualizar, o quanto ele conhece do ramo que ele atua. Perceba como é o atendimento dele, a disponibilidade em tirar suas dúvidas, na atenção que ele dá a você ainda no momento do contato e principalmente no que ele valoriza no próprio trabalho. Pensando e analisando dessa forma, certamente você perceberá o quanto comprometido é o profissional e o quanto ele deseja registrar esse momento de vocês pela importância que isso tem, não simplesmente vê vocês como mais um casal de clientes.

Pense  mais com o coração do que com a razão

Passado tudo isso, se o fotógrafo que você se encantou com o trabalho atende todos os requisitos que você espera de um profissional ou se foi exatamente ao contrário, o profissional que mais te encantou nesse processo de escolha não foi o seu preferido, faça o que seu coração pedir,  intuição de mãe não falha… os que passaram pelo filtro da razão e chegaram até aqui certamente são incríveis de alguma forma para você, seja pelo trabalho ou pela pessoa que ele é. 

Vai lá, aproveitem o ensaio e divirtam-se!

Se você ainda não escolheu o seu fotógrafo, me mande uma mensagem para conversarmos!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book de gestante book de grávida Como Escolher o fotógrafo dicas de fotografia dicas para gestante ensaio de família ensaio de gestante ensaio de grávida ensaio fotográfico fotógrafo de gestantes gestante

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp