Imagem capa - As 13 maiores dúvidas no Ensaio de Gestantes por Raphael Luna
DicasGestante

As 13 maiores dúvidas no Ensaio de Gestantes


Se você vai fazer o ensaio da sua  gestação e está cheia de dúvidas, você chegou no lugar certo! 

Agora você vai conhecer e ter a respostas das 13 maiores dúvidas das gestantes na hora do ensaio fotográfico. 


Nesses quase 7 anos (Jun/2019) fotografando gestantes, famílias e crianças percebi que a grande maioria das futuras mamães tem as mesmas dúvidas para o ensaio e para solucionar isso e ajudá-las eu criei um Ebook com super dicas para o grande dia. Nesse post vou citar as principais. 






1 - Qual o melhor período para fazer as fotos?


Não existe uma regra e isso varia de mulher para mulher, mas normalmente o melhor período é entre 28 e 34 semanas, pois a barriga já está com um tamanho e formato bonito, além disso a futura mamãe ainda está bem disposta e sem o inchaço da retenção de líquido das últimas semanas.







2 - Cuidados na Véspera 


Aqui descansar é a palavra chave! Se o ensaio for de manhã, durma cedo na noite anterior e beba bastante água. Faz bem para o corpo e mantém sua pele hidratada. Caso o ensaio esteja marcado para a tarde, evite fazer atividades que os deixe cansados na hora do ensaio. Procure usar roupas leves e macias que não marque sua pele para poder fazer fotos mostrando a barriga. Procurem não comer alimentos pesados na véspera ou hora do almoço para que não fiquem indispostos para o ensaio.




3 - O Papai


Não fique brava com seu marido se ele falar que não gosta de foto, lembre-se que nós homens somos mais tímidos para essas coisas e além disso, somos coadjuvantes nesse momento, a estrela principal é você! Fique tranquila que rapidinho ele entra no clima e se solta.








4 - Referências


Referências são muito legais para que o fotógrafo possa entender quais as expectativas do casal para o ensaio, mas entenda que referências não são cópias, até porque cada pessoa é diferente da outra e além das características de cada um o local, período do dia, condições climáticas e posição da luz influenciam no resultado de cada foto.




5 - Onde fazer o ensaio ? 


Essa é uma das duas perguntas mais frequentes (quero ver se você advinha a outra!) A resposta é simples, sempre sugiro um lugar que tenha algum significado especial para o casal, que gostem de ir ou que frequentam. Não importa se o lugar é bonito ou não, o que mais importa no ensaio é o casal e a barriga. Outra sugestão que dou é a própria casa dos futuros pais. É o local que mais representa a nova família que está se formando e sempre rende fotos legais. Mesmo quando falam que a casa não é bonita, o que importa é que ela é a casa da família e será o primeiro lar do bebê.









6 - Que Roupas usar ?


Sim, essa é a segunda pergunta que mais escuto das grávidas! Bem, a dica aqui é aposte nas roupas leves, roupas que tenham o mesmo estilo que você use no dia a dia, a idéia é retratar a realidade e a personalidade de vocêsentão lembrem-se disso.


Não precisa levar várias trocas de roupas para não ficar cansativo. Escolha as roupas com antecedência e ajude seu marido na escolha para que as as roupas dele possam harmonizar com as suas.  Aposte nas roupas lisas e combinem as cores das roupas entre vocês e lembre-se das cores predominantes do local que será o ensaio para que fique tudo harmonioso.




7 - Maquiagem 


Opte pela naturalidade e seu gosto pessoal, mas sem excessos e exageros, lembre-se que é um ensaio de gestante. Precisa cores suaves que não atraia mais atenção para o seu rosto do que a barriga. Não se esqueça de levar o batom para retocar durante a sessão.










8 - Acessórios 


Mais uma vez naturalidade se faz presente nas dicas. Não precisamos usar no ensaio nada que você não use no seu dia a dia. Menos é mais! 

Escolha brincos, pulseiras e cordões simples para que não chame mais atenção do que você e a barriga. Aos homens, não precisa usar relógio durante o ensaio, principalmente porque as mãos quase sempre estarão no rosto da mamãe ou na barriga e acaba ficando estranho ver isso na foto depois.




9 - Irmãos Mais Velhos


Não é porque o ensaio é da gestação do novo membro da família que o irmão recém promovido a mais velho vai ficar de fora, pelo contrário! Ele é muito importante também. Imagina quando os dois estiverem maiores e vendo as fotos desse dia, como será legal para eles? 








10 - Pets


Pets sempre são bem vindos, afinal, eles também fazem parte da família. Damos um jeito de colocá-los para participar do ensaio também, até porque eles sempre ficam mais carinhosos com a futura mamãe durante a gravidez e são super atenciosos com elas.




11 - Objetos do bebê


Já se tornou um clássico usar objetos do bebê nos ensaios, o sapatinho, uma roupa diferente, um bichinho de pelúcia ou um brinquedo são os objetos mais comuns de usar nos ensaios. A criatividade vai de cada um.








12 - A hora do ensaio


Não adianta falar para relaxarem, né? Não tem como… mas fiquem tranquilos que o fotógrafo está acostumado a lidar com esse tipo de situação e fotografar pessoas que não tem costume de fazer ensaios fotográficos. Ah! E não fique inibidos em sugerir poses e dar ideias, elas são sempre bem vindas!








13 - Dicas finais


Não se esqueçam de ir com roupas leves e calçados confortáveis , levem sempre repelente e água e além disso tenham sempre dinheiro com vocês, pois existem lugares que não aceitam cartões.


E o principal: DIVIRTAM-SE! Aproveitem para curtir esse dia !




Se você gostou desse post e quer mais informações sobre ensaio de gestantes e outras dicas sobre fotografia, faça seu cadastro aqui que te envio o Ebook que citei ali no começo do texto.