14/09/2022 às 14:22 Dicas Aniversário Infantil

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO PARA A FESTA INFANTIL?

757
5min de leitura

 A festa de aniversário dos nossos filhos é uma data especial para as crianças e para os pais também. Os pais realizam o sonho dos filhos e muitas vezes o próprio sonho de poder proporcionar aos filhos uma festa de um jeito que nunca tiveram. Isso fica bem explícito quando todos chegam na festa e olham tudo pronto pela primeira vez.

 Além disso, é dia de comemorar, festejar, receber os familiares e amigos, dia de ver o seu maior amor transbordando de alegria e felicidade! 

 Sei que tudo da festa vai ser preparado com muito amor, carinho e cada detalhe pensado com todo cuidado para que fique tudo perfeito e uma das coisas mais interessantes disso é que tudo isso vai passar, o bolo e os doces serão devorados pelas crianças e os convidados, a decoração será devolvida para a empresa de locação, os brindes serão levados pelas crianças e sabe o que vai permanecer para a família e para a criança? AS FOTOS! Sim e nem todas as famílias percebem isso. Por esse motivo que entendo que as fotos são uma das coisas mais importantes numa festa. 

 Isso independe da contratação de um fotógrafo profissional ou não. Sempre existirão fotos desse dia, principalmente nos dias de hoje em que todos possuem uma câmera no bolso. A grande diferença é a qualidade dessas fotos quando são feitas por um profissional e não estou falando só em coisas relacionadas a luz, enquadramento e técnicas, estou falando do conhecimento e experiência para captar os momentos especiais. 

 Acredito que o verdadeiro sentido da fotografia é registrar os momentos e deixar guardado para sempre as emoções vividas naquele momento, seja entre pessoas, lugares ou situações.

 Eu já havia feito um artigo citando pontos importantes para ajudar as futuras mamães na escolha do fotógrafo para seus ensaio de gestante e outro artigo com dicas para a escolha do fotógrafo para o ensaio de família, agora incluo nessa lista a ajuda para a escolha do fotógrafo da Festa Infantil.

Busque referências e indicações

  Se você não conhece nenhum fotógrafo, aproveite para pedir ajuda a quem conheça. Quando a festa for em um Buffet infantil, nada melhor que pedir a indicação ao próprio buffet, pois além de ter toda a experiência com festas, eles já conhecem os fotógrafos, a forma de trabalho e, principalmente, o resultado final do trabalho. Além disso, toda mãe tem amigas que tem filhos de diversas idades, pesquise com suas amigas que já fizeram festa para os filhos e contrataram um fotógrafo, peça indicações e pesquise as referências. 

 O mais importante é que pense em um profissional que seja experiente e especializado em fotografia de festa, porque já tem o conhecimento e está acostumado a lidar com as situações que costumam acontecer nas festas, sabe a forma de lidar com as crianças e como captar momentos espontâneos das brincadeiras dos pequenos durante a festa.

Crie uma lista de pré escolhidos

 Depois que tiver pesquisado, pedido referências e indicações, analisado os portfólios, faça uma lista com os que mais lhe agradaram. Sente com seu marido e mostre a ele, sei que a maioria dos papais falam para as mães resolverem isso, mas será que também não falta aquele empurrãozinho? Mostre que a opinião dele também é importante e faça ele participar da escolha do fotógrafo.

Faça uma lista de perguntas e entre em contato com cada um deles 

 Depois dessa lista de finalistas com os fotógrafos que você mais se identificou, entre em contato com eles. Marque um café, um papo via skype ou se preferir, mande uma mensagem por WhatsApp ou email. Faça todas as perguntas que puder, tire todas as suas dúvidas sobre a cobertura, sobre os pacotes, o que será entregue, condição de pagamento, prazos, álbum … enfim, pegue todas as informações que faltam para você decidir quem será contratado.

Aproveitando esse tópico, escrevi um artigo explicando PORQUE VOCÊ PRECISA DE FOTOS DA SUA FAMÍLIA

Peça para ver o trabalho completo

 É legal ver o resultado completo de uma festa para ter uma ideia do que irá receber, então peça ao fotógrafo que te mostre ou envie as fotos de uma festa e caso ele tenha fotografado no mesmo buffet que será a festa do seu filho será melhor ainda! Será ótimo para você analizar e ter uma noção mais próxima de como ficarão as fotos da sua festa. Veja também o álbum de uma festa, assim você consegue ver o material e a qualidade do álbum.

Compare VALOR, não preço

 Fotografia é uma arte e no mundo das artes a questão de preço é bem subjetiva. Não se prenda a preços, sei que é um fator importante, mas não leve como fator determinante na sua escolha, se atente ao valor do profissional. Veja o quanto ele se preocupa em se atualizar, o quanto ele conhece do ramo que ele atua. Perceba como é o atendimento dele, a disponibilidade em tirar suas dúvidas, na atenção que ele dá a você ainda no momento do contato e principalmente no que ele valoriza no próprio trabalho. Pensando e analisando dessa forma, certamente você perceberá o quanto comprometido é o profissional e o quanto ele deseja registrar esse momento de vocês pela importância que isso tem, não simplesmente vê vocês como mais uma família de clientes.

Avalie a forma da entrega do trabalho

 A entrega do trabalho é o resultado final da contratação do fotógrafo, pode ser um pendrive com os arquivos digitais, algumas fotos impressas, um álbum ou outras formas. O material entregue pode fazer a diferença no resultado final o trabalho. Avalie o que e entregue e as opções oferecidas pelo profissional, o capricho do fotógrafo e a apresentação desse material, se tem fotos impressas e quantas fotos são… isso tudo é uma forma de vocêperceber quando há uma dedicação e carinho do fotógrafo com seus clientes.

Pense mais com o coração do que com a razão

 Passado tudo isso, se o fotógrafo que você se encantou com o trabalho atende todos os requisitos que você espera de um profissional ou se foi exatamente ao contrário, o profissional que mais te encantou nesse processo de escolha não foi o seu preferido e que tinha as fotos que você mais gostou, faça o que seu coração pedir, intuição de mãe não falha… os que passaram pelo filtro da razão e chegaram até aqui certamente são incríveis de alguma forma para você, seja pelo trabalho ou pela pessoa que ele é. 

O que levar em consideração na escolha? 

- Não se preocupe com a fama, olhe o trabalho! Existem muitos fotógrafos com trabalhos excelentes que não são tão conhecidos. 


- Leve em consideração as questões que citei acima, como referências e indicações, identificação com o fotógrafo e o estilo de trabalho dele. - Analise o que as pessoas falam sobre ele, olhe os comentários nas fotos das redes sociais, veja se tem depoimentos de clientes no site. - Veja os prazos de entrega das fotos se não são muito longos.

Se você ainda não escolheu o seu fotógrafo, me mande uma mensagem para conversarmos!

Vamos Conversar?

Deixe seu email que entro em contato com vc


Enviar

Prontinho!

Já entro em contato com vc!


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp