22/08/2019 às 03:00 Acompanhamento 1º Ano

TUDO SOBRE AS SESSÕES DE ACOMPANHAMENTO DO 1º ANO DO SEU BEBÊ

492
4min de leitura

Provavelmente você já viu na internet aquelas fotos divertidas ou as fotos fofinhas do acompanhamento do crescimento do bebê durante o seu primeiro ano, né ? 

Mas vc sabia que além dessas fotos existem as sessões do acompanhamento, onde são feitas várias fotos do bebê e da família junto dele? 

Vou explicar sobre esse tipo de sessão fotográfica no texto a baixo e ilustrar com algumas fotos do acompanhamento da Anna que está pertinho da 4º sessão (agosto de 2019)

Vem comigo! 

As sessões de acompanhamento do primeiro ano funcionam como se fossem ensaios, a diferença é que tem como foco principal o desenvolvimento, crescimento e descobertas do bebê. Nas primeiras sessões, como o bebê não interage com o mundo ao seu redor, o foco são os detalhes, algumas poses com os pais e irmãos (caso tenha) e com o passar das sessões, vamos registrando as novidades na vidinha dele. As primeiras interações com os pais, os estímulos e reações aos brinquedinhos, a descoberta das mãozinhas e pézinhos, as primeiras vezes que fica de bruços e as reações a posição, as brincadeiras no banho, os primeiros alimentos sólidos e papinhas, quando começa a ficar sentadinho, os início do engatinhar e mais pra frente os primeiros passinhos se agarrando nos objetos da casa. Ah, os primeiros dentinhos sempre rende fotos fofas! 

O principal objetivo é documentar as mudanças e o desenvolvimento do bebê e deixar registrados esses momentos importantes do relacionamento dos pais com os filhos, sejam brincadeiras ou uma simples troca de roupa. São momentos únicos que ficarão registrados para sempre.

O intervalo de tempo entre as sessões fica a critério da família e podem ser a cada mês (totalizando 12 sessões no ano), bimestral (c/ 6 sessões no ano) ou trimestrais (c/ 4 sessões no ano). A escolha fica a cargo da família. O mais comum são as sessões trimestrais, pois possuem um intervalo de tempo suficiente para que possa ser notada a evolução do bebê em seu desenvolvimento e descobertas.

Além do registro do desenvolvimento do bebê, em algumas sessões podem ser feitas fotos com temas relacionados a datas festivas e usando a decoração do ambiente da própria casa, como no Natal e na Páscoa, isso sempre rende fotos diferentes e divertidas. Por falar em decoração da casa, acho sempre legal incluir ítens do ambiente nas fotos justamente para mostrar como era a casa na chegada do bebê. 

As primeiras sessões normalmente são feitas na casa da família, pois é o lugar mais seguro e confortável. Nos meses seguintes, podemos explorar as áreas externas e o entorno da casa. Varanda, quintal, pracinhas, play, brinquedoteca do prédio, lugares que possivelmente o bebê já tenha ido com os pais.

A partir do 6º mês os lugares que a família gostar de passear podem ser incluídos nas sessões. Parques, pracinhas, parquinhos, casa dos avós são lugares legais para as fotos.

Depois disso a bagunça rola solta! O bebê já está mais protegido com as vacinas e já está mais acostumado com o mundo exterior e assim fica mais fácil para fazermos as sessões em lugares diferentes.

Uma das coisas que mais fiz durante o primeiro ano do meu filho Cauã foi fotografar quase todos os dias. A câmera ficava em cima da mesa, prontinha para ser usada e quando não era a câmera, era o celular. Não queria perder nenhum momento especial, nenhuma novidade ou descoberta. Inclusive, sem querer, eu filmei a primeira vez que ele engatinhou. 

Hoje, ao ver as fotos, me lembro de todos os momentos, de tudo que aconteceu nos minutos antes e depois de cada foto, todo o contexto daquela situação me vem na memória. As fotos da primeira papinha, das brincadeiras que fazíamos, dos brinquedos que ele gostava, enfim, são memórias que sempre estarão presentes nessas fotos. 

E é isso que torna esse tipo de foto especial, as lembranças dessa fase tão gostosa e que passa tão rápida. São tantas novidades em tão pouco espaço de tempo que se torna impossível guarda-las na memória. 

O primeiro ano do bebê é repleto de momentos marcantes e cada fase do crescimento e do desenvolvimento dele tem suas características e com a vida corrida que temos hoje, detalhes importantes acabam passando desapercebidos e ter esses registros como recordação, cada detalhe do desenvolvimento e da construção do primeiro ano de vida do seu bebê torna-se completamente incrível e de um valor sem limites, é um verdadeiro tesouro que poderá ser visto e revisto sempre que quiserem . Sem contar que seu bebê, quando se tornar uma adolescente, um adulto, poderá ter esses registros para sempre e poderá saber como era quando nasceu, vai ter a chance de mostrar isso aos seus filhos no futuro. É um registro que se tornará uma verdadeira herança afetiva da família. Um presente sem valor estimado para seu filho quando ele crescer.

Acredito que na fotografia de família os registros não são para os pais, na verdade eles são para os filhos, para quando crescerem e se tornarem adultos possam saber como foi sua vida desde a gestação, passando pelo nascimento e registrando o seu crescimento. Acaba se tornando uma verdadeira "herança afetiva” para as crianças e passarão de geração em geração e, assim, ajudará na construção da memória e história da sua família. 


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

acompanhamento 1º ano acompanhamento primeiro ano do bebê fotografia de família fotografia infantil

Quem viu também curtiu

17 de Abr de 2019

Porque Você Precisa de Fotos da Sua Família

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

Logo do Whatsapp