18/07/2019 às 18:08 Família Dicas Infantil

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO PARA O SEU ENSAIO DE FAMÍLIA?

666
5min de leitura

   Você sabia que durante a evacuação de Hiroshima antes da explosão da bomba atômica uma das coisas que as pessoas mais pegavam antes de sair de casa eram os álbuns e as caixas de fotos? 

   Os japoneses são conhecidos por sempre estarem com suas câmeras no pescoço e tirando foto de tudo, mas esse fato prova o quanto eles tem consciência da importância das fotografias que eles tiram. Elas são as maiores heranças dentro de uma família, por meio delas ficam registrados momentos importantes e, principalmente, a lembrança das pessoas que já se foram mas que sempre farão parte da família. 

   As famílias tem entendido essa importância e cada vez mais podemos ver ensaios feitos com fotógrafos profissionais. Veja nas timelines das suas redes sociais a quantidade de amigos postando fotos desses ensaios. 

   Já havia feito um artigo citando pontos importantes para ajudar as futuras mamães  na escolha do fotógrafo para seus ensaio de gestantee agora estendo essa ajuda para a escolha do fotógrafo do ensaio de família

Saiba o que você está procurando

   Hoje temos acesso a muitos tipos de imagens e fotografias e isso as vezes pode atrapalhar e confundir para entendermos o que nos agrada ou o que queremos para nós. Eu mesmo vejo muitas fotos que acho bonitas, mas sei que não são o estilo de fotos que eu quero fazer ou até mesmo ter da minha família. Por isso é importante entender que tipo de fotografia você realmente da sua família. Fotos em externas ou estúdio? Fotos mais clarinhas ou fotos com mais sombras? Fotos clean ou com acessórios? 

Como fazer a pesquisa

   Pesquise vários estilos de ensaios até achar um que agrade mais você, assim fica mais fácil de procurar opções. Quanto mais você se identificar com o estilo do fotógrafo, maiores são as chances de ter um ensaio perfeito para você.  Pense também no que você espera do ensaio e as fotos que gostaria de ter. Também é legal pensar no seu orçamento, sabemos que a vida com filhos traz muitos gastos, mas não se esqueça que você está construindo uma herança visual da sua família, não deixe que o preço seja o fator determinante na sua escolha. Preocupe-se com o VALOR que o fotógrafo agrega ao trabalho. O quanto de confiança, autoridade e conhecimento ele passa para você. 

Busque referências e indicações

   Pesquise com suas amigas que já fizeram esse tipo de ensaio, peça indicações e pesquise as referências. O mais importante é que pense em um profissional que seja especializado em fotografia de família. Isso não significa que um profissional que atue em outra área não possa fazer um bom ensaio de família, mas o especialista conhece melhor os detalhes para esse tipo de ensaio. O conhecimento do profissional proporciona um resultado diferenciado e também possibilita uma experiência mais agradável para a família, pois o fotógrafo especializado já está acostumado a lidar com as situações que costuma acontecer nesses ensaios, principalmente quando se trata da personalidade de cada criança  e das fases que elas estão passando.

Pense a longo prazo

   Procure ver se o fotógrafo que você escolheu também atende as suas demandas futuras. Veja se ele faz ensaio de gestantes (para uma futura nova getação), recém nascido (estilo lifestyle ou tradicional), acompanhamento do primeiro aninho do bebê, festinha de aniversário … É muito melhor contratar um profissional que você já conhece e tem afinidade. Até porque você já sabe que vai receber um trabalho lindo! 

Crie uma lista de pré escolhidos

   Depois que tiver pesquisado, pedido referências e indicações, analisado os portfólios, faça uma lista com os que mais lhe agradaram. Sente com seu marido e mostre a ele, sei que a maioria dos papais não curtem muito os ensaios, mas será que também não falta aquele empurrãozinho? Mostre que ele também é importante nesse ensaio, faça ele participar da escolha do fotógrafo. Isso vai mudar na hora do ensaio pois ele se sentirá mais integrado e envolvido com a situação e com a sensação de que ele também escolheu aquele fotógrafo e o ensaio será mais divertido para todos.

Faça uma lista de perguntas e entre em contato com cada um deles  

   Depois dessa lista de finalistas com os fotógrafos que você mais se identificou, entre em contato com eles. Marque um café, um papo via skype ou se preferir, mande uma mensagem por WhatsApp ou email. Faça todas as perguntas que puder, tire todas as suas dúvidas sobre o ensaio, sobre os pacotes, o que será entregue, condição de pagamento, prazos, álbum  … enfim, pegue todas as informações que faltam para você decidir quem será contratado.

Aproveitando esse tópico, escrevi um artigo explicando PORQUE VOCÊ PRECISA DE FOTOS DA SUA FAMÍLIA

Sintonia entre clientes e fotógrafo

   É sempre bom conhecer pessoalmente o seu fotógrafo antes do ensaio, mesmo que seja um café rapidinho, assim vocês podem conversar e ter uma sintonia melhor já e certamente na hora do ensaio será bem mais tranquilo por já se conhecerem, fica mais fácil criar uma afinidade, diminuir a timidez na hora das fotos (sim , diminuir… pq ela nunca acaba!! )  e conseguir um resultado incrível. Mas se não conseguir, também não tem problema. Isso não irá atrapalhar na experiência do ensaio ou no resultado final. É só para se conhecerem pessoalmente antes do ensaio.

Compare VALOR , não preço

   Fotografia é uma arte e no mundo das artes a questão de preço é bem subjetiva. Como citei lá em cima, não se prenda a preços, sei que é um fator importante, mas não leve como fator determinante na sua escolha, se atente ao valor do profissional. Veja o quanto ele se preocupa em se atualizar, o quanto ele conhece do ramo que ele atua. Perceba como é o atendimento dele, a disponibilidade em tirar suas dúvidas, na atenção que ele dá a você ainda no momento do contato e principalmente no que ele valoriza no próprio trabalho. Pensando e analisando dessa forma, certamente você perceberá o quanto comprometido é o profissional e o quanto ele deseja registrar esse momento de vocês pela importância que isso tem, não simplesmente vê vocês como mais uma família de clientes.

Pense  mais com o coração do que com a razão

   Passado tudo isso, se o fotógrafo que você se encantou com o trabalho atende todos os requisitos que você espera de um profissional ou se foi exatamente ao contrário, o profissional que mais te encantou nesse processo de escolha não foi o seu preferido e que tinha as fotos que você mais gostou, faça o que seu coração pedir, intuição de mãe não falha… os que passaram pelo filtro da razão e chegaram até aqui certamente são incríveis de alguma forma para você, seja pelo trabalho ou pela pessoa que ele é. 

Vão lá, aproveitem o ensaio e divirtam-se!

Se você ainda não escolheu o seu fotógrafo, me mande uma mensagem para conversarmos!

18 Jul 2019

COMO ESCOLHER O FOTÓGRAFO PARA O SEU ENSAIO DE FAMÍLIA?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book de família ensaio de família Fotógrafo de família fotos de família

Quem viu também curtiu

09 de Set de 2021

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

17 de Abr de 2019

Porque Você Precisa de Fotos da Sua Família

Logo do Whatsapp