21/09/2022 às 09:46 Dicas Aniversário Infantil

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

23297
10min de leitura

Pensa em um assunto polêmico. Sim, esse é um deles, a Festa de aniversário de 1 ano

Ouço muitas pessoas darem opiniões contra fazer a festa de 1 ano para os bebês, mas também tem muita gente que acredita ser muito importante festejar esse primeiro ano. Eu me encaixo no segundo grupo, a favor da festa de 1 ano sim! Claro que fiz festa para comemorar 1 ano da minha filha (em 2005) e do meu filho (em 2016).

Não importa se será uma festa em casa, íntima e só para familiares ou se será uma festa no buffet infantil, com seus melhores amigos e pessoas queridas. O que importa é comemorar (muito) esse momento! 

Agora vou te contar uma curiosidade. Sabe qual a origem e o significado da palavra aniversário? Ela vem do latim Anniversarius:  annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, “Aquilo que volta todos os anos”. 


Você sabe quais são os principais argumentos das pessoas que não curtem e são contrárias a realização da festa de aniversário de 1 ano? 

Vou colocar alguns aqui em baixo e já te digo que entender não é o mesmo que concordar e até acho os argumentos válidos, mas não concordo e vou explicar porque.


- O bebê não vai aproveitar nada.

A festa de um ano do Cauã foi maravilhosa, optamos por fazer em um buffet lá no Rio que é voltado para crianças de até 3 anos e ele aproveitou muito, se acabou de brincar e nem sentiu sono no decorrer da festa!

Já fotografei diversos bebês que também aproveitaram a festa, mas claro que existem casos em que o bebê fica cansado e acaba dando um cochilo suficiente para recuperar as energias e voltar a brincar. Mas tem uma maneira de evitar que isso aconteça e vou dar essas duas dicas para você. Tente colocar a festa em um horário que seja comum do seu/sua filho/a normalmente estar acordado, caso não seja possível, no dia da festa mude um pouco a rotina, por exemplo, se o/a bebê estiver acostumado a dormir logo depois do almoço, organize o horário da refeição para que o tempo médio do soninho dele seja perto da hora que a família irá para a festa. Assim o/a bebê acorda com a disposição lá em cima bem na hora certa. 


- Depois o bebê não vai lembrar de nada mesmo.

Realmente, as crianças não vão se lembrar, mas se você teve festa de um ano, como você se lembra dela? Acredito que você deve ter um monte de fotos desse dia e tenho certeza que você adora olhar de vez em quando. 

- Vocês vão dar festa para os outros.

- É dinheiro jogado fora!

Festa é feita para compartilhar a alegria com pessoas importantes e queridas, sendo assim, a festa não é só para vocês ou seu filho e sim para todas as pessoas que foram importantes nesses primeiros 365 dias e compartilhar essa alegria não é jogador dinheiro fora! 


- Viajar é melhor, meu filho vai aproveitar mais.

Viajar é melhor para quem? Será que seu filho vai se lembrar da viagem também? 


- Comemore quando a criança puder aproveitar.

A melhor forma do seu filho aproveitar a festa de um ano é vocês brincando e se divertindo junto com ele durante a festa. 

Comentei sobre isso nesse outro artigo, aqui mesmo no meu blog, em que dou dicas de como aproveitar a festa de 1 ano do seu filho.

Segundo a Drª Flavia Strauch, psicologa da Sociedade de Psicanálise do Rio de Janeiro, em uma matéria para a revista e site Crescer:

Comemorar a transição de um ano para o outro, contribui positivamente para o desenvolvimento emocional, cognitivo e físico da criança. Porém ela não possui o tempo cronológico claro até os cinco anos.


Vou te contar dois motivos que considero serem dos mais importantes para que vocês façam a festa de 1 ano.


União da Família e dos Amigos

Essa é uma daquelas datas em que a família consegue se reunir quase que por completa. É a oportunidade para aqueles familiares que moram mais distante conhecerem o bebê. Também a chance de reunir amigos que não se encontram juntos a algum tempo. 


A Comemoração Não é Só do Bebê

Isso mesmo, não é só o bebê que está comemorando 1 ano de vida, vocês como pais também estão tendo essa comemoração. Com certeza foi um ano atípico na vida de vocês e isso merece sim ser comemorado!

Existem também alguns detalhes importantes para levar em consideração para a organização da festa de 1 ano


Qual tipo de festa quero fazer?

É aqui o ponto inicial da organização da festa de 1 ano. Você deseja uma festa intimista, só com a sua família ou prefere uma festa com amigos mais próximos da família? Vai ser na sua casa, no salão festas do condomínio ou vai fazer uma Festa em Buffet Infantil?

Essas são escolhas que vão impactar diretamente no seu planejamento.


Quando vou começar a organizar?

Quanto antes, melhor, mas cada coisa tem seu tempo. 

Para não correr risco da data que você quer não estar disponível, aconselho você pesquisar e visitar os buffets infantis com aproximadamente de 9 meses de antecedência da festa. Além de conseguir fazer tudo com calma e conseguir escolher exatamente do jeito que vocês querem, ainda tem a vantagem de negociar o pagamento parcelado até alguns dias antes da festa. 

Uma coisa legal e que ajuda na sua organização é fazer uma lista com todos os detalhes e as ideias que tem para a festa, assim você vai riscando tudo que for sendo resolvido e não se perde ou se esquece de nada.

Convidados

Monte a lista de convidados de acordo com a sua escolha do estilo de festa. Faça uma lista escrita para não esquecer de ninguém. Depois da lista pronta, organize-a por grau de importância: Familiares, amigos mais próximos, as pessoas que foram importantes para vocês não só no primeiro ano de vida do seu bebê, mas também aquelas que estiveram ao seu lado e ajudaram durante a gravidez. Elas merecem serem lembradas nessa comemoração. 


Onde Fazer

Essa escolha vai depender no tipo de festa que você escolheu. Uma festa mais intimista, somente com os familiares mais próximos, é bem provável que você prefira fazê-la em casa. Caso prefira uma festa com mais pessoas da família e alguns amigos, o salão de festa do seu condomínio pode ser perfeito para isso! Mas se a sua opção foi por uma comemoração maior e com mais convidados, sem dúvida a melhor escolha é fazer a festa em um Buffet infantil. 


O que levar em consideração depois da escolha do tipo de festa: 

=> Festa em casa

Vantagens:

  • Vocês já estão no local onde será a festa e isso facilita toda logística. Tanto na preparação da festa quanto para a família se arrumar.  
  • O bebê já está acostumado com o ambiente, e assim, não irá estranha-lo.
  • Com quantidade limitada de convidados, a festa acaba se tornando uma grande reunião de família onde todos ficam mais próximos e confraternizam juntos esse momento. 
  • Caso o bebê sinta sono durante a festa, o quarto fica logo ali ao lado.
  • No final da festa tudo é mais fácil, porque vocês já estão em casa.

Desvantagens:

  • A limitação de espaço deve ser considerado na hora de fazer a lista, pois é importante que tenha o mínimo de conforto para atender a todos da melhor forma possível.
  • Outro ponto relacionado ao espaço é a área preparada para as crianças brincar. Um espaço muito reduzido e pequeno pode deixar o bebê irritado.
  • Como a festa é na sua casa, toda a arrumação antes e depois da festa fica por sua conta e isso acaba sendo cansativo, mas a saída para isso é contratar uma decoradora.

=> Festa no Buffet Infantil

Vantagens:

  • O número de convidados é consideravelmente maior e minimiza o desconforto de ter que deixar de convidar pessoas importantes para a vocês para essa comemoração. 
  • O trabalho é zero! É como se vocês fossem convidados da festa e todo trabalho fica por conta do Buffet.
  • Normalmente os buffets possuem espaço específicos para os bebês, com trocador e até mesmo um cantinho do soninho. 
  • Existem atividades e brincadeiras para as crianças se distraírem e divertirem. 
  • Quando a festa acaba vocês vão para casa descansar e não precisa se preocupar em organizar mais nada.

Desvantagens:

  • Claro que a quantidade maior de convidados irá influenciar no orçamento.
  • Existe horário certo para a festa acabar.
  • Por ser um espaço maior, pode ser perdido um pouco a sensação de proximidade entre os convidados.

O Horário

Os bebês possuem uma rotina e normalmente a hora do soninho é a mesma todos os dias, planeje o início da festa para depois do horário que seu bebê costuma acordar. Assim, enquanto ele está dormindo a família consegue se arrumar com calma e ele estará descansado quando chegar na festa.

O Tema da Festa

Normalmente na escolha da decoração da festa de 1 ano, os pais levam em consideração 4 coisas para decidirem o tema :

  • Gosto Pessoal dos Pais - Algo que os vocês gostam, tipo um filme ou um personagem. Ex.: Pequeno Principe.
  • Temas relacionados ao nome da criança: Alice -> Alice no Pais das Maravilhas.
  • Temas Tradicionais - Os temas já conhecidos como Mickey, Circo, Fazendinha.
  • Temas Abstratos - Pipa, Animais, cores.

Uma ideia legal e que torna mais pessoal, é escolher como tema o brinquedo que seu filho mais goste ou alguma característica do próprio bebê.

Olha só o que fizemos no aniversário de 1 ano do Cauã. Ele nasceu em novembro, na época ainda morávamos no Rio de Janeiro e como era o início do verão já estava muito calor por lá. Os primeiros meses dele foram no ar condicionado e a cada vez que a gente tirava do fresquinho do ar, ele ficava irritado. Isso acontecia mesmo depois do verão passar. Era uma característica marcante dele. Outra coisa que também chamava atenção era que ele adorava ficar grudado e abraçadinho com a gente. Na hora de escolhemos o tema da festa de 1 ano dele não podia ser outro: OLAF! O Boneco de Neve que adora abraços quentinhos!

Pense em alguma característica marcante do seu bebê e aproveite a sua imaginação!

Vou colocar aqui em baixo fotos de alguns temas. Uns mais tradicionais e outros mais criativos. 

Como entreter os pequeninos?

Uma maneira de fazer com que os pequeninos e que serve tanto para festas em buffet infantil quanto para as festas no salão ou em casa é contratar animadores. Aqui em Curitiba temos muitas opções de equipes especializadas em divertir as crianças durante as festas com atividades pensadas exclusivamente nos bebês, como contação de histórias, atividades de músicas lúdicas e brincadeiras que estimulam a parte motora e são um grande atrativo para os bebês. 


Comes e Bebes

Petiscos saudáveis feitos com frutas, sanduíche natural, pão de queijo, bolinhos caseiros e biscoitinhos orgânicos sempre fazem sucesso com os bebês. Para beber, sucos de frutas naturais, água de côco e água fresquinha são as melhores pedidas

As Lembrancinhas 

É legal pensar em algo que seja útil para os bebês convidados. Na festa de 1ano do Cauã, nós optamos por dar de lembrança um travesseirinho com o uma gravura do OLAF, que foi o tema da festa, e o Cauã usou na cadeirinha do carro até trocarmos pela elevação de assento. Também um peso de porta em forma de boneco de neve, que é super útil para o uso no dia a dia da casa. 

As lembrancinhas não precisam ser aquelas caixinhas cheias de doces ou copos com adesivo do tema da festa. Vamos ser criativos e pensar em coisas úteis também.

Os Registros

Lá no comecinho desse texto comentei sobre a maneira de como nós lembramos da nossa festa de 1 ano.

Pelas fotos podemos saber como foi, quem estava presente e tudo que aconteceu. Costumo dizer que essas fotos documentam a história da família e constroem a herança afetiva que você deixará para o seu filho. Elas são tão importantes quanto tudo o que você leu aqui. Sem querer exagerar, na verdade considero que as fotos são as mais importantes. 

Uma vez ouvi de uma amiga que as fotografias não são para agora, são para o futuro e quanto mais o tempo passa, mais valor elas vão ganhando.

Por mais que vocês tenham feito uma festa linda e pensado em todos os detalhes, depois que ela acaba o que fica são as lembranças, as emoções e as memórias vividas nesse dia, só que essas memórias com o passar do tempo vão diminuindo e sendo substituídas por outras. A melhor maneira de mante-las presente para sempre e, principalmente, poder proporcionar ao seu filho a oportunidade de viver aquele momento no futuro, quando estiver maior é com as fotografias! Não importa que sejam feitas pelos convidados com seus celulares ou por um fotógrafo profissional, as fotos são o que ficam depois que a festa acaba. 

Claro que quando você contrata um fotógrafo você terá a oportunidade de ter fotos mais bonitas e com uma qualidade maior do que as que foram feitas por você e pelos convidados. Por isso, lembre-se de incluir no orçamento a contratação do fotógrafo e, se possível, opte por contrata-lo logo depois de escolher a data e o local da festa. Assim você consegue contratar o fotógrafo que você quer e que tem o trabalho que mais te agrada, porque minimiza a possibilidade dele não ter a data livre e você ainda terá disponível grande parte do orçamento planejado para festa. 

O que não pode é corre o risco de ficar sem os melhores registros desse dia especial. 

Ainda não escolheu o fotógrafo para a festa do seu filho? 

Aqui tem dicas que vão te ajudar

O Que Realmente Interessa

Não importa se vocês estão fazendo uma festa grande ou uma festa menor e mais íntima. Uma festa no buffet infantil, no salão do condomínio ou em casa. O que realmente importante e você deve levar em consideração é curtir o dia, aproveitar a festa e viver intensamente esse momento! Ele é único, especial e mágico! 

Tente não se abalar com os possíveis imprevistos, com as reações e o comportamento do bebê, é tudo novo e diferente para ele e não sabemos como serão suas reações. 


Aproveite para brincar com seu filho e confraternizar com seus familiares e convidados. 


Lembre-se que essa festa também e de vocês, pai e mãe do bebê. Aproveitem!

Agora que você chegou até aqui quero retribuir e te dar um presente:

Pela primeira vez vou deixar disponível o acesso ao meu:

Orçamento para Fotos de Festa de Aniversário Infantil em Curitiba. 


Você vai ver que a segunda opção do orçamento dei o nome de "Looney Tunes”. Contratando essa opção vou te dar um upgrade: Ao invés das fotos reveladas, você vai ter um álbum 20x20cm!

Me mande um Whats clicando aqui que nós conversamos. 




Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aniversário de 1 ano aniversário de 1 ano curitiba buffet infantil curitibsa com organizar festa de 1 ano como organizar aniversário de um ano decoração de festa de 1 ano decoração de festa infantil curitiba Dicas festa de 1 ano festa de 1 ano curitiba festa de 1 ano de menina festa infantil festa infantil Curitiba fotófrafo de família Curitiba fotógrafo de festa infantil curitiba

Quem viu também curtiu

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

17 de Abr de 2019

Porque Você Precisa de Fotos da Sua Família

Logo do Whatsapp