20/05/2020 às 14:14 Dicas

EDIÇÃO DE FOTO NO CELULAR - APP SNAPSEED

491
3min de leitura

Hoje em dia temos uma ferramenta super útil em nossas mãos (literalmente). Nosso smartphone é capaz de realizar coisas impressionantes e facilitar nossas vidas. Uma dessas facilidades é poder ter conosco uma câmera fotográfica de excelente qualidade a todo instante e assim conseguir registrar todos os momentos importantes do nosso dia e isso inclui fotos dos nossos filhos.

No momento que escrevo esse artigo estamos passando pelo período de isolamento social devido ao Corona Vírus e por isso estamos mais tempo em nossas casas e junto ao nossos filhos e tenho certeza que você tem tirado bastante fotos das crianças por aí! Como fotógrafo de família fico muito feliz que as pessoas estejam cada vez mais tirando foto dos filhos em casa e criando essas recordações. Eu aproveito muito o meu celular para tirar fotos do meu filho em casa e nos passeios que fazemos, desde quando ele era bebê. 

Por esse motivo resolvi dar algumas dicas de como você pode tirar boas fotos na sua casa com seu celular. Eu já havia feito um artigo sobre esse assunto aqui no blog,além disso tenho postado algumas outras dicas no meu Instagram @raphalunafotografia (no feed, nos stories e no IGTV), inclusive abordei esse assunto em algumas lives que disponibilizei no meu canal do YouTube. 

Mas depois de tirar a foto, podemos melhora-la? Claro! E para ajudar nisso existem diversos aplicativos de edição (tratamento/pós-produção) de foto no próprio celular. Também já fiz uma postagem lá no Insta indicando os que mais utilizo. Inclusive existe uma versão para celular e tablet do programa que uso para editar e tratar as fotos dos ensaios de famílias e as festas infantis que fotografo aqui em Curitiba.

Gravei um video mostrando como edito uma foto usando o aplicativo SNAPSEED (que está no final do texto) enesse texto vou explicar sobre as principais ferramentas de ajustes que utilizo para editar as fotos no celular com esse app.

Esse é o ANTES e DEPOIS da foto

1 - BRILHO: É ali q vc aumenta ou diminui a luminosidade da foto. É a forma mais prática e rápida de clarear uma foto q ficou muito escura ou escurecer a q tenha ficado muito clara.

2 - CONTRASTE: O contraste é a distância entre os tons de preto e branco, qt maior o contraste, mais forte vão ser os tons escuros e os pontos claros. Isso dá mais "dramaticidade" a imagem. Diminuindo o contraste, essas diferenças dos brancos e pretos são menores, fica tudo meio cinza e parece q tem uma película de plástico na frente da foto.

3 - SATURAÇÃO: Essa ferramenta, qd aumentado o seu valor, deixa as cores mais intensas. O céu fica mais azul, as flores ficam mais vivas. Ao diminuir o seu valor, vai tirando as cores da imagem até deixa-la preto a e branca. 

4 - AMBIENTE: Aqui temos uma maneira de corrigir a saturação e o contraste de uma maneira uniforme. Ela junta um pouco das duas ferramentas e faz um ajuste associando as duas informações para uma compensar a outra. 

5 - REALCES: É aqui q as partes mais claras da foto podem ser ajustadas, clareando ou escurecendo. Ao aumentar ou diminuir os valores dessa ferramenta ela atinge somente as partes mais claras da imagem sem alterar as partes de meio tom ou de sombras.

6 - SOMBRAS: Funciona exatamente ao contrário dos realces. Ao ser usada, altera somente as partes mais escuras da imagem, podendo aumentar a sombra ou diminuir e trazer informações q estão semi ocultas na imagem.

7 - CALOR: Nesses ajustes vc pode mudar a "temperatura da cor" da foto. Isso seve p/ corrigir o tom de cor predominante na foto ou trazer um sensação mais quente (legal de usar em fotos em locais abertos e pôr do sol) ou fria na foto. 

8 - CORTAR: Essa ferramenta tem dupla função. Cortar a foto p/ ajustar o enquadramento e tb serve p/ vc controlar precisamente o corte para usar a foto em rede social sem q corte partes importantes da imagem.

Existem muitas outras ferramentas legais no SNAPSEED, como correção de perspectiva, , ajuste seletivo de uma parte da foto, correção (serve para apagar algo na foto), filtros, efeito de foco (similar ao modo retrato), até mexer no posicionamento da cabeça vc consegue…  O legal é você explorar as ferramentas de ajuste para conhecer a capacidade de cada uma. 

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dicas dicas de fotografia edição de foto celular

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp