01/07/2020 às 18:22 Família Newborn Lifestyle Dicas Gestante

Você Já Pensou em Fazer um Ensaio Fotográfico em Casa ?

2388
5min de leitura

Fazer um Ensaio na casa das famílias é uma das coisas que mais gosto na fotografia. Mais até do que um ensaio externo no final de tarde, com o pôr do sol e aquela luz linda… e olha que isso é difícil de bater, hein! É um jeito único de retratar as famílias e a gente consegue contar a história com elementos ainda mais pessoais, com os objetos e os cantinhos da casa que vão sempre trazer alguma lembrança especial e isso tem tudo a ver com o meu propósito como fotógrafo de família.

Mas eu tenho consciência que as vezes as famílias nem sabe que existe essa possibilidade, por isso que estou escrevendo esse texto, para mostrar que um ensaio de gestante em casa ou mesmo um ensaio de família pode ser bem legal e diferente e tenho certeza que depois de ler você vai começar a cogitar a ideia de fazer sua sessão de fotos em casa

É super comum que o seu primeiro pensamento seja de que a sua casa não é bonita, que é pequena, que é escura, que é simples ou bagunçada, mas fique tranquila, vou te contar um segredo… isso não importa, sabe porque? É a SUA CASA, do jeitinho e com a cara de vocês. Não precisa ser uma casa super decorada, incrível, maravilhosa e de novela, o que queremos retratar é o lugar, a rotina os cantinhos especiais que vocês gostam de ficar na casa. É aonde vocês ficam mais a vontade e confortáveis e depois vão amar se ver nas fotos e se tiver um bebê então melhor ainda! Eu aproveito para fotografar os detalhes do quartinho que vocês pensaram com tanto carinho.

Não é uma sessão de fotos para revista de arquitetura e decoração, sabe?! O que eu quero é contar a história da sua família e fotografar em um lugar que é único para vocês.

Agora vou te pedir para pegar a sua caixa de fotos, com as fotos da sua infância… olhe bem as fotos e me diga aonde é a maioria delas … reparou? Aposto que você se deparou com muitas fotos na sua casa, que agora virou a casa da vovó, e teve um monte de recordações de momentos especiais que viveu por lá! 

É isso que me encanta em fazer o ensaio fotográfico na casa da família, a descontração faz com que a pessoas se sintam a vontade e assim se divertem, se curtem e brincam de uma maneira natural e as fotos com reações espontâneas registram toda essa felicidade.

Agora falando exclusivamente para as futuras mamães. A gente já sabe que o ensaio de recém nascido (também conhecido como ensaio newborn)  é algo super desejado e sonhado pelas grávidas, mas você sabia que esse ensaio pode ser feito na sua casa? Vou te contar mais um segredo: Existe outro estilo de ensaio newborn, diferente daquele que você já está acostumada ver, o ensaio de newborn lifestyleNesse texto eu expliquei tudo sobre esse estilo de ensaio fotográfico para recém nascidos e nesse outro aqui eu te dou 10 motivos para você fazer um ensaio newborn lifestyle.

Mas além de tudo isso que citei aí em cima, a principal vantagem de fazer o ensaio em casa é que nada se compara a segurança e o conforto da sua casa, ainda mais para um bebê tão pequenininho! Agente sabe que da uma peninha e até mesmo um pouquinho de medo de tirá-los de casa nos primeiros dias e por isso fazer o ensaio em casa acaba sendo uma grande oportunidade.

Um outro detalhe bem importante a se considerar é que nos dias de hoje é cada vez mais comum as famílias terem um pet e incluí-lo em quase todas as atividades, inclusive aqui em Curitiba existem muitos lugares que são “pet friendly”, mas acredito que nem todos os estúdios fotográficos aceitem os bichinhos de estimação para uma sessão de fotos, principalmente quando é um estúdio que tenha o costume atender a bebês, mas na sua casa isso não é problema, ainda mais para o próprio pet, que nem vai estranhar o ambiente. 

Ah, Rapha… meu filho não gosta de tirar foto! Bem, vou te explicar duas coisas sobre essa questão, a primeira é: Será que ele realmente não gosta de tirar foto ou ele associou tirar foto a uma coisa chata por todas as milhares de vezes que você pediu para ele parar de fazer algo legal para tirar uma foto? (ou 50. Até uma ficar boa 😬 ). E a segunda coisa é para você não se preocupar com isso, durante a sessão de fotos vou pedir para vocês brincarem, fazer alguma atividade que gostem e costumem fazer ou até mesmo uma bagunça, tipo uma guerra de travesseiro. Meu estilo de direção é bem descontraído e com brincadeiras, tudo para conseguir as tão sonhadas fotos espontâneas e as expressões naturais de cada um. Além disso, é bem provável que você me veja sentado no chão, brincando com as crianças e isso ajuda a “quebrar o gelo” com elas. 

Mas tem uma dica de ouro para as famílias sobre isso. Ajam naturalmente com a criança nos dias que antecedem ao ensaio e faça com que ela entenda que é um dia como qualquer outro, não “anunciem" - amanhã vai vir um tio tirar foto da gente, se comporte e obedeça - ou negocie algo com a ela - se você se comportar vai ganhar um chocolate … pensa só... ela já vai achar que é uma coisa chata e (como conhecemos as crianças) vai fazer exatamente o contrário do que você pediu! 🤣

E se ela chorar ou fazer birra, sem problemas! Faz parte e eu vou adorar fotografar isso, porque a vida não é feita só de sorrisos. Até porque eles vão crescer, tudo isso vai passar e garanto que você vai sentir saudades. E vamos ser sinceros, que mãe e pai não amam aquele biquinho ou aquele beicinho das crianças quando estão fazendo manha ??? Hahahaha

E as fotos não precisam ser todas dentro da casa da família, as áreas externas também podem ser explorada e isso inclui o jardim ou o quintal da casa, a área externa do condomínio ou o play do prédio.  

O bom mesmo é fazer o ensaio em casa, é nela que acontece grande parte dos melhores momentos da sua vida  e onde é construída a história da família e se torna parte de cada fotografia que será registrada.

E não importa onde você mora ou como é a sua casa, a beleza dessas fotos é o que elas vão carregar para sempre: A Herança Afetiva da sua família.

Agora que você já conheceu tudo sobre fazer um ensaio em casa e já está imaginando como será o seu ensaio de gestante ou as fotos da sua família em casa, vamos torna-lo realidade?

Me mande um WHATS e diz que lei esse artigo que tenho um presente exclusivo para você!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

21 de Set de 2022

GUIA PARA FESTA DE 1 ANO

08 de Abr de 2019

COMO TIRAR FOTOS LINDAS DO(A) SEU(SUA) FILHO(A) COM O CELULAR

09 de Set de 2021

7 MOTIVOS DE PORQUÊ VOCÊ PRECISA FAZER SEU ENSAIO DE GESTANTE

Logo do Whatsapp